APRESENTAÇÃO

A Cia. Labirinto de Teatro foi fundada em 2009 na cidade de Matão, no interior de São Paulo. Artistas advindos do extinto Grupo teatral Pegando N'arte (1989-2006) se uniram à novos artistas de cursos de iniciação a fim de consolidar um novo grupo de teatro na cidade, que tivese uma pesquisa mais plural, portanto, mais experimental.

No mesmo período houve a vinda do Festival Internacional de Arte-Educação"Fronteiras Brasil" para o munícipio - por intermédio da então diretora de cultura, Profª. Lygia Nicolucci, junto de seu idealizador Khosro Adibi, artista iraniano pluridisciplinar -  duas pessoas fundamentais no percurso de criação e fortalecimento da cia. devido seus empenhos, respectivamente, quanto à  políticas públicas e perspectiva criativa.

Um ano depois, após a estreia  do primeiro espetáculo "Valsa nº 6", em 2010,   surgiu a ideia, sustentada pelo Fronteiras,  da criação da Casa PIPA - Plataforma Internacional de Produção Artística - pensada em ser um lugar no mundo que pudesse abrigar o pensamento e a práxis artística horizontal e, que tornou-se sede da Cia. Labirinto, que a coordena coletivamente junto à Associação Cultural e Ambiental para Cidadania - Ong Ocara.   

Em 2020 a Cia. segue com dez anos de atuação ativa no munícipio e no cenário cultural especialmente do interior paulsta. É composta por nove artistas que juntos coordenam a Casa PIPA e o Fronteiras Brasil e se desdobram, em sua maioria, como professores e estudantes, consolidando um grupo híbrido de teatro experimental .

Em seu percurso formativo a Cia. tece pesquisas sob três frente de trabalho: o corpo, o animado e a dramaturgia. Através de práticas e aprofundamentos, efetivamente, via abordagem de um teatro horizontal pela criação colaborativa-provocativa, se experimenta entretecer linguagens para teatralidades desde a dança-teatro passando pelo teatro com bonecos e chegando a composição de dramaturgias da experiência. Para isso toma como fundamental e legítimo para o evento criativo a memória do vivido como geradora de ficções autorais de si.


A Cia. tem uma produção de oito espetáculos – Valsa nº6 (2010), A Cidade no Avesso (2011), A_R_RISCO (2012), Bodas de Sangue (2012), ... it... (2013), Do Amor (2014); Ame! (2016) e Cordel de Condão (2018); quatro experimentos cênicos – Esperando... Um descalçar-se (2010), Rascunhos (2011); Vão (2011);  e Alvíssaras (2019); uma leitura dramática - Abrolhos (2018); duas desmontagens - Desmontagem do Si (2018); Um Teatro de Memórias (2019); duas contações de histórias – Dagajan (2015) e A História do Barquinho (2019); e, em 2020 novo espetáculo infantil em processo, A mulher que matou os peixes, de Clarice Lispector. 

Atuando há 10 anos como formadora, produtora  e criadora de redes, a Cia. Labirinto de Teatro vem deixando sua marca como expoente fundamental no cenário cultural do interior paulista com: estreias, circulações, temporadas, residências, cursos, encontros, enfim... 


Com um teatro vivo e inquieto!


Com um teatro como e pela experiência!